Opinião dos Sportinguistas 2013-14 – O Artista do Dia

No seguimento do que foi dito aqui, segue hoje a opinião do Artista do Dia. Primeiro aparecido como um excelente blog (não deixem de o visitar), com uma seriedade aliada a um grande humor, e posteriormente no twitter como @OArtistaDoDia.

Como classificas a tua presença na internet, e redes sociais no que toca ao Sporting?

Comecei a acompanhar alguns blogues sportinguistas há cerca de três anos. Inicialmente lia-os esporadicamente, mas gradualmente passei a ser leitor assíduo. Não imaginava que existiam tantos sportinguistas a escrever e debater o Sporting com tanta dedicação. Há cerca de um ano decidi começar um blogue meu, onde falo dos clubes grandes (na perspetiva de um adepto assumido do Sporting) e procuro denunciar a diferença de tratamento que os media têm para o Sporting, que é algo que me incomoda há muito. Desde o princípio do ano passei a estar presente no Twitter principalmente para divulgar o blogue, mas gradualmente fui apanhando o bichinho. No entanto, a minha presença no Twitter é pouco ativa, gosto acima de tudo de assistir ao lá que se vai passando.

Que modalidades acompanhas regularmente?

Para além do futebol não posso dizer que acompanhe regularmente qualquer modalidade. Vejo na televisão os jogos de andebol e futsal quando tenho oportunidade, mas faço-o bastante menos vezes do que gostaria.

Como classificas a prestação da equipa durante esta época?

A equipa de futebol excedeu completamente as minhas expetativas. O facto de termos andado a discutir o campeonato até perto do fim é uma enorme proeza atendendo ao ponto de partida (a pior época de sempre) e aos cortes orçamentais a que o clube estava obrigado pelo acordo com os credores. Os nossos adversários tinham no papel argumentos bem superiores, mas o Sporting compensou essa desvantagem teórica com doses enormes de dedicação e competência.

Que terias mudado na abordagem que o Sporting teve esta época?

Não estou a ver outro tipo de abordagem que desse garantias de melhores resultados, considerando as condições que o clube tinha na altura. Espero que a mantenham para a próxima época.

Qual a melhor coisa feita pelo presidente Bruno de Carvalho neste primeiro ano?

Mostrou uma vontade inabalável de defender os interesses do Sporting, e conseguiu estabelecer uma cultura de exigência em todas as áreas do clube, coisa que há muito não assistíamos. A defesa dos interesses do clube e a exigência tiveram um papel fundamental nos bons resultados, e com isso conseguiu devolver a auto-estima aos sportinguistas.

E a pior?

Por vezes deixa-se entusiasmar e diz coisas que são totalmente dispensáveis. O problema é que, tratando-se de palavras do presidente, acabam inevitavelmente por vincular o clube ao que foi dito.

Que jogador da equipa principal, que tenha sido titular regularmente, te parece menos indicado para permanecer neste plantel?

Apesar da garra que coloca sempre em campo, penso que Capel não tem demonstrado um rendimento compatível ao elevado salário que aufere. Para além disso é um jogador que parece ter mercado, sendo possível encaixar um valor interessante com a sua venda.

Acompanhas as camadas jovens ou equipa B? Se sim, quem te parece pronto para ser o próximo jogador a agarrar o lugar na equipa principal?

Infelizmente vi poucos jogos da equipa B. Tento ver os jogos que dão na televisão (que são poucos) mas nem sempre tenho oportunidade para isso. Tento pelo menos ver os resumos, quando os há, e leio as crónicas no jornal Sporting. Pelo que me parece, Esgaio, Wallyson, Dramé, e Iuri merecem uma oportunidade para fazerem a pré-temporada com o plantel principal. Mas lá está, não tendo visto muitos jogos completos posso estar a ser injusto com outros jogadores.

Achas que o titulo esta época foi justamente entregue?

Sim. Tenho que reconhecer que o Benfica foi uma equipa incrivelmente sólida na 2ª metade do campeonato, mesmo estando envolvido em várias competições em simultâneo. Têm um plantel muito rico em alternativas, com um treinador que foi extraordinariamente competente e que soube aprender com as lições do passado. Apenas lamento que o Sporting tenha sido impedido de fazer mais pressão sobre o Benfica em virtude de um conjunto de arbitragens que nos retiraram pontos preciosos numa fase decisiva do campeonato. Talvez a história pudesse ter sido diferente.

Notas mudanças na maneira como os adeptos dos nossos rivais nos tratam nas redes sociais, em relação à época passada?

Sem dúvida. Na época passada o escárnio era o sentimento predominante. Os nossos rivais encaravam o Sporting como um clube moribundo. Este ano nota-se um respeito bastante maior pelo trabalho que foi feito.

Que expectativas tens da nova estrutura do Jornal Sporting? Concordas com as mudanças feitas?

A comunicação do clube precisava de uma mudança, não só no jornal, mas também no site e na presença nas redes sociais. Os sinais dados na última edição do jornal são bons. Não conheço os contornos da parceria que se estabeleceu, mas a verdade é que a qualidade do jornal nos últimos meses era sofrível, e a presença nas redes sociais quase nula — que também são consequência dos despedimentos que foram feitos desde que a atual direção tomou posse.

E o que esperas da Sporting TV? O que esperas que contenha, e o que ficarás desiludido se não tiver?

Acima de tudo, a transmissão dos jogos da equipa B, camadas jovens de futebol, pré-época da equipa principal e, claro, das modalidades. Não se compreende que em pleno 2014 os sportinguistas não tivessem qualquer possibilidade de acompanhar a vida do clube. De resto, espero que existam alguns espaços de debate, com lugar para todas as sensibilidades. Detestaria ver a Sporting TV ser transformada num meio de propaganda da direção. Ainda em relação aos conteúdos, penso que não vale a pena comprar enlatados só para encher tempo de antena. A transmissão de jogos será suficiente para tornar a Sporting TV num projeto de sucesso.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: