acclamation_of_king_john_iv_of_portugal

Dia 1 de Dezembro nunca foi o dia da Independência

Vejo muita gente chateada com o facto de hoje, dia 1 de Dezembro, não ser feriado. Devido a medidas anti-crise, que não sei se trarão alguma mais valia neste caso, o feriado de hoje está suspenso. Nas redes sociais, e até mesmo jornais, vejo imensas pessoas a bradar por o dia da Independência não estar a ser celebrado. O que está de errado nisto? Apenas o facto do 1º de Dezembro nunca ter sido o dia da Independência.

Faz hoje 373 anos que um grupo de nacionalistas portugueses se insurgiu para fazer de Portugal de novo um país independente. E acabar consequentemente com o domínio filipino. Isto foi, e como era chamado o feriado, a Restauração da Independência.

Uma data a ser comemorada, de importância extrema para Portugal como nação. Mais acho que é um dos feriados que o deveria ser. Ao contrário de outros como o 10 de Junho, e quem sabe mesmo o 25 de Abril.

Mas uma coisa triste, e que já referi por diversas vezes, é que o dia da Independência em Portugal não tem feriado a comemorá-lo. Poderia sê-lo o 5 de Outubro (data do Tratado de Zamora em 1143), que até era feriado mas apenas a comemorar uma mudança de regime. Podia ser a 24 de Junho (a comemorar a batalha de S. Mamede em 1128 onde nos torná-mos de facto independentes, se bem que não reconhecidos). Mas a verdade, é que em Portugal se comemoram, ou comemoravam, restaurações, e até mudanças de regime. Comemoram-se datas arbitrárias como dia de Portugal (anteriormente chamado de Dia da Raça).

Agora a data da nossa Independência, essa infelizmente não é comemorada à mais de um século como feriado oficial. E isso sim é uma pena.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: