Quanto vale uma chávena de café? Muito facilmente se pode referir o seu valor monetário, mas isso representa o seu real valor? Não será apenas esse valor aquele que estamos dispostos a pagar por ela? E esse valor não é apenas uma estimativa feita pelo comerciante de quanto a maioria pagará por aquele bem?
Normalmente separa-se o valor dos cafés pela sua escala de preço, tornando logo um café na tasca do Ti Manel muito menos valioso que o mesmo bem degustado num café centenário em plena praça D. Pedro IV. Já para não falar do reles café tirado numa máquina automática da faculdade a escassos trinta centimos, mas que tantas vezes me permitiu ficar desperto e focado para concluir um trabalho. Será que isso não dirá mais do seu real valor?
E os cafés tomados nas tascas da zona, onde com amigos desabafei, ouvi, planeei e sonhei? São menos valiosos que um café rápido tomado na Brasileira? Não.
E porque tudo isto? Porque é Natal, e isso é para mim valioso. E sou sincero, para mim o Natal vale muito. E nem é pelo feriado, nem pelo significado religioso, é por algo bem mais simples. É por ver grande parte da familia em amena cavaqueira. Por recordar durante horas a fio com as primas os nossos Natais enquanto crianças, porque sim, o verdadeiro Natal é das crianças. Aquele sorriso de criança a abrir um embrulho com o que queria, é simplesmente mágico. Pode ser consumismo, capitalismo ou o que quiserem, mas adoro o Natal.
PS: Mas odeio a confusão nos centros-comerciais nos dias antes do Natal…
o que faz o valor de um café é a ocasiao… its that easy…
coisas sem valor como a amizade, sonhos e desabafos, derramados sobre um café, tornam-no especial, n valioso…
.
.
.
Concordo totalmente…
Ninguém me convence que o valor de um café, ruinzinho, tirado numa pequenina casa da Foz do Lizandro (numa máquina velhinha) mas… com amigos depois de uma grande jantarada e no inicio de um jogo interminável de Monopolio a recordar velhos tempos… acompanhados por um bom vinho e grandes gargalhadas… Ninguém me convence que esse café é menos valioso do que um qualquer requintado Nespresso ou uma qualquer edição exclusiva de um bem ‘tuga Delta.
Valiosas são as amizades e as conversas, desabafos e gargalhadas que elas nos proporcionam.
O Natal é tudo isso… mas com a Familia!
Isso é como tudo. O valor em dinheiro é muito relativo, serve simplesmente para o que serve: pagar-se e receber-se. O conceito “Real” de Valor, não tem nada a ver com o monetário, no café, e em tudo o resto.
eheheh Post lame sobre o Natal \o
E este ano lá estaremos again, na galhofa de sempre =D
fdx, faz update, crl… eu ate gosto de ler o que escreves, man