Por ideais e ideias se mata e morre desde o inicio da humanidade. Chegamos ao ponto onde estamos, e não estou a falar da crise, muito por causa disso. Mas por vezes muita gente morre por causa de ideais de outros, que lhe são impostos sem terem grande alternativa. Poderia estar a falar dos soldados Portugueses que morreram na Guerra Colonial, ou de tantos outros casos, mas não. Neste caso estou a falar de pessoas vegetarianas, mais especificamente Vegans.

Para ter uma base para o resto, fica a definição do que é um Vegan, no que toca a alimentação. Um adepto desta filosofia de vida, recusa-se a comer todo e qualquer produto de origem animal, seja ele carne, peixe, e produtos produzidos pelos mesmos, ou seja, ovos, lacticínios e afins.

O que tem a ver isto com matar pessoas por ideais? À primeira vista pouco, mas infelizmente não é assim. Têm ocorridos vários casos de morte de crianças, por subalimentação, devido a alimentar recém nascidos exclusivamente a base de produtos Vegan, entre eles o caso documentado aqui em Atlanta, nos Estados Unidos da América. Uma criança alimentada desta forma, e mesmo que usando alternativas como leite de soja, sofrem em parte de existência em forma utilizável de vitaminas A, B12 e D, entre muitas outras coisas, como alguns tipos de gordura útil para o organismo, e proteínas de forma mais consistente.

Vegan
Se for Vegan e o seu filho estiver a morrer vai amamentá-lo?

Agora o que não deixa de ser interessante, é a forma como os tribunais norte americanos, tantas vezes ridículos noutras matérias, tratam o caso. Homicídio por negligência. Ou seja, vão ao ponto de considerar, como referi inicialmente, que estes pais, e a seu ver no melhor interesse dos seus filhos, foram negligentes ao ponto de provocarem a morte ao seu filho. Será isto um exagero de interpretação do que é um homicídio negligente? A meu ver não, acho perfeitamente justificável este tipo de constatação, e até a mais correcta.

O que trás tudo de volta à questão inicial: até que ponto devemos forçar os nossos ideais a terceiros, mesmo quando isso lhes implica risco de Morte?

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.