partidos_politicosUm dos maiores problemas que temos em Portugal são os partidos políticos. Isto é culpa da forma como estão organizados, e como o próprio sistema eleitoral os beneficia e permite que seja difícil mudar o status quo. O outro problema e grande, é a forma como as pessoas escolhem os partidos que apoiam ou integram.

Por muito ridículo que seja eu acredito piamente que uma grande fatia do nosso eleitorado escolhe um partido como quem escolhe um clube de futebol, e a partir daí fica o seu clube, nas boas e más horas.

Se alguém escolhe como seu partido o PS, neste momento como está na oposição, tenta por todos os meios denegrir o governo PSD+CDS que está em vigor, para o PS voltar ao poder. Depois, e caso se tenha um governo tão desastroso de José Sócrates, ficará bem calado, como no caso de um clube de futebol quando perde, enquanto este toma medidas obviamente erradas. E mal chegar a altura de votar claramente que irá, cegamente pois claro, votar no seu partido.

E isto é válido para o PSD+CDS, que tinham muitos apoiantes a trazer a lume cada nova caldeirada em que José Sócrates se metia, cada parceria publico-privada criada para ajudar os seus amigos. E que agora quando o governo toma alguma decisão errada, ou se fazem de mortos, ou apenas sabem dizer que a culpa é dos que vieram antes, porque o clube deles “só perde quando o árbitro rouba”.

Apoiantes do Bloco e do PCP não têm mudado em Portugal conforme estão ou não no governo. Isto porque nunca estes partidos foram delegados pelos portugueses para tal. Mas continuam a protestar de forma o mais ruidosa que conhecem, seguindo a sua já antiga cassete gravada, sem pensar se o que propõe poderia ser algum dia feito no mundo real.

É isto que me chateia, e chateia muito. Muitas pessoas em Portugal olham para os partidos como algo que se escolhe, e se mantém assim. Diz-se bem do que o seu partido se propõe, e mal das coisas dos outros partidos. E se estiverem no arco governativo, tentar chegar ao governo, fazendo sempre os possíveis para o governo actual falhar.

E são estas pessoas que votam recorrentemente sem pensar, porque estão a votar no seu partido. Como o adepto do clube de futebol que quer este jogue bem ou mal, vai continuar a torcer pelas suas cores. E não acho isto mal, mas apenas no futebol…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.